MultiPurpose

Solução IFRS 9: Reconhecimento, Classificação e Credit Impairment

A OctaPlus Financial Analytics tem o prazer de anunciar o workshop "IFRS 9: Reconhecimento, Classificação e Credit Impairment" a ser realizado nos dia 20 e 21 de Março de 2018, no Espaço Transatlântico, em São Paulo. O workshop visa discutir e apresentar os requisitos dos novos padrões internacionais de reporte financeiro, bem como, demonstrar o uso da Solução OctaPlus IFRS 9 para o desenvolvimento dos processos e cálculos das provisões para as perdas esperadas de crédito.

Contamos com a sua enriquecedora presença neste evento!

Objetivos

  • Apresentar os objetivos, conceitos, princípios e as abordagens dos novos padrões internacionais de reporte financeiro constantes do IFRS9.
  • Obter um entendimento prático da sua utilização e interpretação através da utilização da Solução OctaPlus IFRS 9.
  • Calcular e produzir provisões de crédito aderentes aos novos padrões IFRS 9.

Público Alvo

Gerentes e analistas de contabilidade, crédito, risco e financeiros, profissionais de validação, auditores internos, gerentes de produtos, gerentes de suporte e tecnologia, gerentes e analistas de finanças, controladoria e planejamento, supervisores e interessados em geral.

Programa

Dia Horário Atividade
20/03 08:30 Introdução ao IFRS 9: Motivação e Evolução. Objetivos e Escopo. Estrutura Geral e Principais Tópicos.
09:45 Break
10:00 Reconhecimento de Ativos Financeiros I: Reconhecimento Inicial. Padrões e Critérios IFRS 9 de Desreconhecimento de Ativos e Passivos Financeiros.
11:15 Reconhecimento de Ativos Financeiros II: Exemplos e Aplicações dos Padrões de Reconhecimento de Instrumentos Financeiros.
12:30 Almoço
14:00 Classificação e Mensuração de Instrumentos Financeiros I: Princípios e Regras Gerais de Classificação. Categorias de Instrumentos Financeiros IFRS 9: AC, FVOCI e FVTPL.
15:15 Break
15:30 Classificação e Mensuração de Instrumentos Financeiros II: Modelos de Negócios para AC e FVOCI e FVTPL. Instrumentos Financeiros com Datas e Montantes de Pagamentos Variáveis.
16:45 IFRS 9 e Credit Impairment I: Perdas Esperadas de Crédito (ECLs). Avaliações Individuais e Coletivas de ECLs. Perdas com PDs Anuais e PDs Lifetime.
21/03 08:30 IFRS 9 e Credit Impairment II: Mensuração das ECLs. Horizonte de Mensuração. ECL e Valor Presente Esperado. Tratamento de Colaterais. Ganhos e Perdas de Impairment.
09:45 Break
10:00 Construção de Probabilidades de Default Lifetime: Modelagem da PD Lifetime. Estrutura a Termo de PDs. Abordagem e Metodologias Utilizadas. Exemplos.
11:15 Probabilidades de Default Prospectivas: Cenários Probabilísticos. PDs Forward-looking. Exemplos.
12:30 Almoço
14:00 LGDs e EADs Prospectivos: LGDs Forward-looking. Modelos Estruturais. Modelos e Abordagens de Pré-pagamento. EADs Forward-looking e Cenários. Exemplos.
15:15 Break
15:30 IFRS 9 e o Comitê de Basileia: Interpretações do Comitê. Aumento Significativo do Risco de Crédito. Uso de Expedientes Práticos.
16:45 Solução OctaPlus IRFS 9: Arquitetura de Sistemas de Credit Impairment. Dados, Regras de Avaliação, Cálculos e Relatórios. Exemplos.

Ir para o topo